Sistema Press Club
domingo, 28 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Sinopse
Press Kit - Antonio Firmino de Proena
Página principal do Press Kit  Antonio Firmino de ProenaEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Administração

Tamanho do texto: A+ A-


Sinopse

Antonio Firmino de Proença: professor, formador, autor

Resultado de projeto coletivo envolvendo a família Proença e doze pesquisadores de diversas universidades brasileiras, esta obra reúne nove estudos que conduzem o leitor pelas variadas atividades que marcaram a carreira deste professor, natural de Sorocaba (1880), que dedicou mais de trinta anos ao ensino público em São Paulo. Partindo de documentos antigos guardados por sua família, os trabalhos apontam a importância da preservação dos arquivos pessoais de professores, que são, ao mesmo tempo, repositórios da vida privada e profissional e lugares de memória de nossa cultura escolar.

Professor Antonio Firmino foi um dos mais importantes educadores da história brasileira.

Homem simples, extraordinariamente didático, chegou mesmo a revolucionar o ensino em nosso País com a criação da chamada “Cartilha Proença”, utilizada por mais de três décadas em todo o Brasil, implantando método de ensino aritmético difundido até no Japão.

Sua satisfação pessoal era ver as crianças aprendendo com grande facilidade através de seu revolucionário método de ensino.

Interessado nos meios de comunicação, ainda que no telégrafo e no telefone, sonhava com épocas futuras nas quais o conhecimento pudesse desbravar a barreira do tempo com um apertar de botão.

Há cento e trinta anos, quando de seu nascimento, o Homenageado não possuía ao alcance a facilidade que atualmente a globalização nos traz.

Inaiá Nogueira da Silva Diniz, bisneta do Professor, idealizou o livro contando sempre com a importante colaboração de Luiz Cesar de Proença, neto de Firmino, entregando sua organização à Professora Marcia Razzini que, assistida por outros competentes Co-Autores, frutificou as páginas que seguem com maestria.

Com orgulho, a família Proença arcou com os custos da publicação e divulgação desta história no anseio de que a ímpar competência do Educador seja reconhecida e eternizada.

Lançamento na 21ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo

COLETIVA DE IMPRENSA NA 21ª BIENAL DO LIVRO – SP 2010

No próximo dia 14 de agosto (sábado), às 14 horas, no estande B44 (rua B, nº 44) do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, Capital, será realizado o lançamento da obra ‘Antonio Firmino de Proença: professor, formador, autor.

R.S.V.P – Agência AMIgo!, fone: (11) 3873-5488 ou por e-mail marily@agenciaamigo.com.br, até dia 10 de agosto (terça-feira).

Mais informaçõs: http://www.pressclub.com.br/pk/presskit.asp?id=1504

Site: http://www.pressclub.com.br


Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa Antonio Firmino de Proena
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007